Pinda SE

Nesse trabalho de graduação foi implementada uma ferramenta online focada no agrupamento de resultados de mecanismos de busca, desenvolvida como parte dos requisitos necessários da disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) III”, cursada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT-UNESP), localizada em Presidente Prudente – SP (Brasil). A ferramenta em questão foi desenvolvida utilizando as linguagens de programação PHP, Javascript e C, e pode ser executada a partir de um servidor Web com suporte a Tomcat.

Como esse trabalho foi desenvolvido em 2015, durante o período de graduação na FCT-UNESP, as técnicas de programação utilizadas no desenvolvimento do ambiente podem apresentar erros e/ou inconsistências fáceis de serem resolvidos. Apesar de se tratar de um protótipo, acho que é um material válido que pode ajudar alunos iniciantes na área. O relatório do projeto descreve os principais procedimentos associados ao desenvolvimento da ferramenta, baseando-se no contexto do problema inicialmente definido, o de possibilitar o agrupamento de resultados similares retornados por mecanismos de busca como o Google, o Bing e o DuckDuckGo.

Devido à flexibilidade de adaptação do protótipo inicial da ferramenta “Pinda SM”, ela também foi utilizada em um trabalho de mestrado, desenvolvido como parte dos requisitos necessários da disciplina “Mineração de Dados Não-Estruturados”, cursada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), localizada em São Carlos – SP (Brasil). A extensão da ferramenta Pinda SE foi realizada com o objetivo de visualizar o agrupamento de documentos de texto locais, e não extraídos de mecanismos de busca; mais precisamente, para visualizar as publicações relacionadas ao meu projeto de mestrado. Por esse motivo, a extensão da ferramenta Pinda SE foi denominada Pinda SM (Systematic Mapping), conforme descrito na página da aplicação e abordado no relatório do projeto.

Deixe uma resposta